Mensagem do Presidente

Época Desportiva FPOCR 2021

O ano de 2020 poderá ter sido o ano mais conturbado do OCR Nacional e Internacional, com uma paragem imprevista de toda a atividade desportiva, com os óbvios impactos daí decorrentes para todos os agentes desportivos.

Salvaguardar a saúde de todos era o mais importante, tendo toda a nossa modalidade seguido as medidas e orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e autoridades competentes. Obviamente que o impacto da pandemia provocada pelo vírus COVID-19, terá os seus principais efeitos em 2021 e a FPOCR procura preparar-se para os mesmos da melhor forma possível.

A Direção da FPOCR realizou uma reunião com alguns promotores de eventos filiados na Federação, com a finalidade de perceber os objetivos de cada um para 2021, concluindo-se que apesar das incertezas da maioria, relativamente à retoma dos eventos de OCR, todos manifestaram vontade de reiniciar a atividade, assim que seja viável organizar eventos de forma segura para todos os participantes.

Em relação à atividade internacional, colaborámos com a Federação Europeia de OCR dentro do que nos foi pedido, por forma a que o OCR no global não seja muito prejudicado, nesse sentido, votámos a favor do adiamento do OCR European Chapionships 2020 para 2022.

A nossa posição visa essencialmente, tanto a nível nacional como internacional, defender a saúde de todos. Não podemos deixar que a família OCR seja afetada e que todos os que gostam de OCR fiquem em perigo exatamente por essa paixão.

Esperamos que 2021 seja um ano de retoma gradual da atividade de OCR, com o objetivo de transferir para os clubes e demais agentes desportivos da modalidade a responsabilidade pelo desenvolvimento e crescimento da modalidade, passando a FPOCR a assumir funções de promoção, supervisão e motivação dos diferentes projetos que surjam em torno da modalidade.

Vivemos o presente, pensando no futuro.

Saudações desportivas!

10 de Maio 2021

Carlos César Araújo

O Presidente da FPOCR – Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos – APD.